Certificação LEED na Construção Civil

Tempo de leitura: 3 minutos

A cada dia que passa o ramo imobiliário da construção civil enfrenta desafios, e dentre eles está a a rentabilidade, dada pela relação entre custo de construção e valor de venda, e para que isso possa permanecer inalterado ou aumentar, muitas construtoras procuram criar diferenciais em seus empreendimentos, que visa eficiência e economia de recursos durante a construção , operação e manutenção, o que acaba por agregar valor ao empreendimento e benefícios ao usuário da edificação.

Certificação

E é nesse cenário que entra a certificação de edificações, e dentre elas , o LEED, ou Leadership in Energy and Environmental Design, que tem por intuito de mudar a maneira como pensamos, projetamos , planejamos, construímos e operamos os edifícios e as comunidades. O LEED é a principal plataforma de certificação para “green buldings” ou edifícios verdes, e é ela que queremos destacar aqui hoje.

Esta certificação , pode ser aplicada nos mais diversos tipos de edificações, e a qualquer momento no empreendimento, seja novo ou existente, desde que cumpram as exigências da certificação. A mesma está presente em mais de 160 países, o que tem disseminado o seu conceito, bem como práticas de projetar e executar edifícios com maior sustentabilidade.

As edificações  que buscam a certificação LEED são analisadas conforme sua tipologia, em 8 áreas,  que possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) que, a medida que se completam, garantem pontos à edificação. E é através dessa pontuação adquirida que se determina o nível da certificação, podendo atingir os níveis: Certificado, Silver, Gold e Platinum.

Benefícios

Com a aplicação de procedimentos, práticas e materiais para atender os requisitos da certificação, obtêm-se uma redução no uso de recursos naturais e  resíduos já durante a construção, além de uma maior eficiência na produtividade dos trabalhadores. E após a construção, em sua operação , se observa reduções significativas nos consumos de água e energia, bem como uma melhor qualidade de vida ao usuário que trabalha, mora e utiliza o empreendimento.

Outro benefício, este, para os empreendimentos comerciais , é o desempenho no mercado de locação, e a vacância dos mesmos, onde se tem observado um maior valor de locação por metro quadrado , e uma menor taxa de vacância dos mesmos em comparação com empreendimentos que não possuem certificação. Algo notado em empreendimentos residenciais e comerciais, é a redução na taxa de condomínio que pode chegar a 30%, dentre outras vantagens.

Empreendimentos

Para exemplificar os benefícios da certificação LEED em edificações, destacamos aqui, o Edifício Eurobusiness e o Showroom Design VA Casa na Praia, ambas edificações certificadas no nível Platinum ,  e que tem alcançado durante a operação reduções consideráveis de utilização de recursos naturais , sendo em média 81% no consumo  água, e 54% no consumo de energia , nessas edificações.

Conheça um pouco mais desses empreendimentos conferindo os pontos adquiridos na certificação: Ed. Eurobusiness e  VA Casa na Praia.

Brasil

Segundo o Green Building Council Brasil, o Brasil é o 4º país, de um total de 165, com maior número de projetos registrados para a certificação LEED, seguindo atrás da China, Canadá e Índia. E no Brasil já existem projetos registrados em todos os estados, com exceção de Tocantins.

Na história, a indústria da construção civil,  sempre passa por mudanças relevantes, tanto esteticamente, quanto estruturalmente, e sempre com a necessidade de proporcionar mais conforto e segurança consumindo cada vez menos recursos, e diante disso a busca por um desenvolvimento que seja sustentável levará cada vez mais empreendimentos adotar um padrão de certificação, e dentre elas , a LEED, que destacamos hoje aqui.

Conheça mais sobre a Certificação e baixe o Infográfico Compreenda o LEED.

Aproveite para ler também:
Tecnologias sustentáveis + Certificação Leed

Acompanhe nossas redes sociais:
▶ Facebook: https://vseng.co/face-blog-eng
▶ Instagram: https://vseng.co/insta-blog-eng

Inscreva-se no canal do parceiro Vieira Santos:
▶ https://vseng.co/YouTube-vs

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 2 =