Como planejar a construção de uma piscina?

Tempo de leitura: 5 minutos

Com o verão e calor se aproximando, muitas vezes o que queremos no nosso momento de descanso é estar dentro da “água”, e isso pode ser em uma piscina ou um spa, que tem aumentando em sua relevância.

Mas o que é preciso saber para construir uma piscina ou um spa no seu próprio quintal? É importante avaliar algumas questões e pontos-chave antes de iniciar a construção. Deve-se detalhar bem o planejamento, para que o barato não sai caro, e que a mesma seja usada para relaxar e não para trazer transtornos.

Veja quais aspectos devem ser analisados antes de construir uma piscina.

1. Por que construir uma piscina, spa ou banheira de hidromassagem?

O primeiro ponto do planejamento é saber qual é o equipamento mais adequado ao local da instalação e ao perfil das pessoas que estarão utilizando; se realmente gostariam de ter a opção de mergulhar em uma piscina agradável e refrescante, ou talvez relaxar em um spa / banheira de hidromassagem , ou os dois. E identificar se construir ou instalar a piscina ou spa é um complemento importante para a propriedade e o estilo de vida das pessoas.

2. Para que será utilizada?

Para começar, deve ser ter uma lista de razões para se instalar uma piscina e/ou um spa, e/ou uma banheira de hidromassagem. Isto deverá levar em conta o ambiente, o espaço disponível e o mais importante será os motivos das pessoas que utilizarão, se será para recreação, relaxamento, terapia, exercícios

3. Qual tipo de piscina? 

São diversos estilos que encontramos por aí, alguns que você provavelmente não tem ideia. Todos os tipos de formas, tamanhos e combinações. Este é um dos aspectos divertidos do projeto, pois se trata da pesquisar em sites, livros, revistas,  lojas de piscinas e mostras de arquitetura e decoração.
Há um design, tipo, forma e estilo de piscina para cada orçamento, gosto pessoal e tamanho do espaço disponível. Algo importante a se avaliar  são as normas técnicas, códigos municipais, regimentos de condomínios e outras diretrizes e normas que estarão se aplicando no local da instalação.

4. Qual tamanho e forma?

Se espaço disponível não é problema, é apenas uma questão de escolher um dos muitos lugares potenciais da área/lote para construir uma piscina ou um spa, e optar em colocar juntamente com um parque temático para crianças, pomares e hortas.
Para aquelas áreas/lotes menores, pode se levar em conta a criatividade, designs especiais para acomodar a piscina ou spa ao ar livre.
Neste ponto , deve se refletir no tamanho e forma da área disponivel, a logística e acessibilidade,  e o clima, para se definir se coberta ou não.
Deve se ter o cuidado de se limitar a àrea para que a mesma não seja acessada por menores desacompanhados, e para isso pode ser adotado guarda-corpo de vidro , que pode ser um aliado do design.

5. Qual o orçamento?

Os fornecedores / construtores de piscinas sempre gostam de dizer: “Há uma piscina para atender a todos os orçamentos”, que é um campo positivo, por isso é importante definir um ponto de orçamento que auxiliará na tomada de decisão pelo melhor modelo, tipo e local, e após isso detalhar o orçamento para que não acha imprevistos durante a construção do projeto da piscina ou spa/ banheira de hidromassagem.
  

6. Limpeza e manutenção, como será feito?

Ah, manutenção. Aquecedores, cloro, bromo, bombas, aspiradores de piscina, kits de teste – a lista de tarefas é infinita. Deve se ter um compromisso com o tempo e os custos mensais para manter uma piscina. 

Deve-se avaliar a contratação de um serviço mensal de manutenção da piscina para fazer o trabalho, e  isso também é um dos pontos importantes na tomada de decisão, por isso deve obter informações inteligentes sobre tudo o que se aplica na manutenção de uma piscina, spa ou banheira de hidromassagem. Tendo em vista que a piscina ou spa precisam ser mantidos e limpos regularmente. Esta avaliação ajudará a identificar a melhor escolha entre piscina ou spa. 

Também pode se contar com opções de automação que facilitam a limpeza e manutenção da piscina, e podendo serem controladas pelo celular.

7. Quando e qual o prazo de instalação?

Após a análise de todos os pontos, será que se deve executar a construção ou instalação de uma piscina ou spa / banheira de hidromassagem? Com custos de construção, manutenção e razões ambientais, pode não ser uma boa idéia avançar com um projeto de uma piscina.

Mas também pode ser uma ótima ideia, pois os benefícios serão bons, então deve se definir o melhor momento e ter em mente o prazo para execução do mesmo, o qual dependendo do modelo, formato e local escolhido pode ser de dias à meses. 

Após o planejamento, e construção aí é só aproveitar estes equipamentos para os fins propostos, e em algum momento ter um bom momento de relax.

Leia também:
▶ Seja um inovador

Acompanhe nossas redes sociais:
▶ Facebook: https://vseng.co/face-blog-eng
▶ Instagram: https://vseng.co/insta-blog-eng

Inscreva-se no canal do parceiro Vieira Santos:
▶ vseng.co/YouTube-VS

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 − um =