12122017-BlogdosEngenheiros-HidranteseMangotinhos

Hidrantes e Mangotinhos O que são e quais são os tipos?

O que são Hidrantes e Mangotinhos?

Os hidrantes e mangotinhos são componentes do sistema fixo de combate a incêndio.

Ele é composto por um reservatório de água dedicado que é chamado de reserva técnica de incêndio; canalização fixa resistente ao fogo; conjunto de bombas de pressurização; pontos de saída de água onde ficam válvulas e conjunto de mangueiras ou mangotinhos. Próximos às saídas de água há as chamadas caixas de incêndio onde as mangueiras são ancoradas.

Esse sistema tem o objetivo de combater ou conter o incêndio até a chegada do corpo de bombeiros.

Esse artigo toma como base legal as exigências da norma ABNT NBR 13.714  e Instrução Técnica 22 (IT-22) de São Paulo, por serem as mais exigentes no Brasil, porém, você deve consultar a legislação de segurança contra incêndio e pânico do seu estado ou cidade.

Tipos de Hidrantes

Hidrantes Urbanos

Hidrantes
Hidrante Urbano

Os hidrantes urbanos são os primeiros que surgem em nossa mente quando falamos no assunto. A sua imagem é muito utilizada em filmes e desenhos animados e vemos com frequência quando caminhamos pelos grandes centros.

Esse tipo de hidrante não é de responsabilidade da edificação, mas é abastecido pela companhia de água de sua cidade.

São instalados na calçada e possuem registro que impossibilita o seu acionamento por qualquer pessoa. O corpo de bombeiros possui uma chave específica que é a principal forma de liberar o fluxo de água.

Esses hidrantes possuem uma ou mais saídas para acoplamento de mangueira de combate a incêndio.

Hidrantes de Recalque

A norma trata como dispositivo de recalque. Esse hidrante pode ser localizado em áreas externas das edificações. Normalmente são enterrados, quando na calçada, e de coluna, quando em passeio.

Esses tipos de hidrantes são de responsabilidade particular.

O objetivo principal deste dispositivo é o abastecimento da reserva técnica de incêndio (RTI) da edificação pelo caminhão de Corpo de Bombeiros nas ocasiões de emergência. Porém se um caminhão do Corpo de Bombeiro necessitar da água da reserva de uma edificação para uma emergência em outra, ele poderá fazer uso da RTI local para reabastecer. Por isso, as válvulas devem ser instaladas a fim de permitir fluxo nos dois sentidos

Os hidrantes de recalque nunca deverão ser instalados em locais de passagem de veículo ou estacionamento que obstruam o acesso.

Hidrantes Industriais

Encontramos estes com maior frequência em fábricas e parques industriais.

Trata-se de hidrantes bem específicos e calculados para combate levando em consideração vazão e pressão para proteção da edificação ou estrutura Industrial específica.

É fundamental ter hidrantes desse tipo, devido as atividades com potencial risco de incêndios graves. Estes hidrantes, são em sua maioria, de coluna e normalmente não estão dispostos com mangueiras, é necessário que a brigada de incêndio se desloque em posse das mangueiras no momento do combate.

Não há menção destes tipos de hidrantes na NBR 13.714 nem na IT-22 de SP. NBR 13.714 não se aplica a indústria petroquímica assim como a instalações de armazenagem de gases e líquidos inflamáveis.

Hidrantes de Parede

Hidrante de Parede, Hidrantes, Hidrantes e mangotinhos
Hidrante de Parede

Os hidrantes de parede são encontrados principalmente na parte interna de edificações comerciais e residenciais.

Suas saídas de água ficam posicionadas próximo às caixas de hidrantes que ficam presas na parede em uma altura padronizada pela ABNT/NBR e IT22 com o objetivo de facilitar a visualização e utilização.

As caixas de hidrante são chamadas de abrigo e é obrigatório que sejam posicionadas próximo às saídas de água. Dentro do abrigo deve conter mangueira ou mangotinhos e seus componentes.

A saída de água pode ser instalada dentro do abrigo, mas isso não é obrigatório.

Estes hidrantes  devem ser utilizados tanto por brigadistas quanto por pessoas treinadas e familiarizadas com o equipamento.

No caso de hidrantes, os abrigos possuem: uma ou duas mangueiras, chave storz e esguicho (podendo ser regulável ou não).

Os hidrantes de parede são mais comuns, porém é necessário um treinamento básico para sua utilização, pois, é um sistema que trabalha sobre uma pressão considerável. Em alguns casos, um homem adulto pode ter dificuldade em controlar a mangueira.

No momento de uso, o operador estará sobre forte ansiedade necessitando de maior cuidado com os passos a serem tomados, pois a segurança dele estará em risco.

Mangotinhos

No caso de mangotinhos, os abrigos possuem: um carretel de mangotinho e um esguicho regulável na ponta. A grande diferença é que o sistema de mangotinho fica constantemente montado, pressurizado e acoplado a canalização, sendo assim, seu uso é imediato e pode ser usado por uma pessoa com pouca experiência. Porém, não é aplicável em qualquer edificação, sendo permitido em edifícios de risco pequeno como edifícios residenciais, nesses casos, seu uso é insuperável.

Mangotinho
Mangotinho

Há estados que a sua legislação já dá a preferência ao uso de mangotinhos, é o caso do Rio Grande do Sul, por exemplo. Há autores especializados, que de forma categórica, afirmam que é inútil ter todo o sistema com altíssimas vazões e diâmetro de canalizações se o ocupante da edificação no momento necessário não souber utilizar o equipamento instalado. É melhor então dispor de sistemas mais simples. Por isso indico, sempre que for possível, a utilização de mangotinhos ao invés de hidrantes, faça-o. A sua operação oferece menor risco, maior agilidade pela sua simplicidade na operação.

A principal desvantagem técnica do uso do mangotinho é a maior perda de carga causada pelo seu esguicho regulável. Com isso há uma necessidade de maior pressão na rede.

 

Publicado Originalmente em Universidade USCI – Segurança Contra Incêndio por Fabrício Nogueira.

 

Leia também:
▶  TIPOS E APLICAÇÕES DE EXTINTORES DE INCÊNDIO

▶ Facebook: https://vseng.co/face-blog-eng
▶ Instagram: https://vseng.co/insta-blog-eng

Inscreva-se no canal do parceiro Fabrício Nogueira:
▶ Youtube Fabrício Nogueira

Inscreva-se no canal do parceiro Vieira Santos:
▶ vseng.co/YouTube-VS

Você também pode gostar de

Finder Talks

blogdosengenheiros

Finder Talks

marketing engenheiro

blogdosengenheiros

Marketing para Engenheiros: 4 dicas para o sucesso online e offline

LGPD

blogdosengenheiros

LGPD na Construção Civil: Tudo que você precisa saber!

Projetos em BIM - Vantagens e Desvantagens

blogdosengenheiros

Projetos em BIM: Vantagens e Desvantagens