Automação Predial, o que é?

Tempo de leitura: 6 minutos

Nos dias de hoje a presença de dispositivos inteligentes em nossas vidas está nas mais diversas áreas, e nas edificações não pode ser diferentes. Por isso atualmente, tem se preocupado cada vez mais com as instalações prediais, e de um modo geral estão incorporando tecnologias de automação predial para um gerenciamento mais efetivo visando eficiência e conforto, e por consequência a redução de custos. Neste artigo iremos abordar de forma resumida o tema de automação predial.

Mas, o que é automação predial?

Automação predial é inteligência distribuída, é economia de energia, é eficiência operacional, é redução de custos. A automação predial permite a execução de rotinas e tarefas de forma automatizada, por meio da utilização de dispositivos elétricos, eletrônicos, pneumáticos, simplificando a vida diária das pessoas e proporcionado conforto, segurança e economia. Para garantir a segurança e a qualidade nessas atividades, é importante a adoção de um sistema de automação predial ou building management system (BMS) específico para as demandas de cada tipo de uso das edificações.

A automação predial é um grande aliado em edifícios que visam a sustentabilidade, e buscam certificações de suas edificações, como a Certificação LEED, e que visam integrar as tecnologias, caso, do Ed. Eurobusiness.

Tem Vantagens? 

As vantagens da adoção de tecnologias de automação predial ficam mais evidentes quando da análise de relatórios emitidos pelo sistema onde podem ser avaliados aspectos como a redução nos custos de manutenção das instalações, economia de energia, detecção rápida de avarias, maior conforto ambiental, maior eficiência na resposta a alarmes, entre outros.

Quais as funções da automação predial? 

Podemos dividir as funções de uma automação predial em dois grandes grupos:

  • Subsistemas de supervisão e controle das utilidades, que realizam o controle das instalações elétricas, de refrigeração e aquecimento, de instalações hidráulicas, de gás e controle dos transportes verticais;
  • Subsistemas de segurança, ou seja, de proteção contra incêndio, contra intrusão e a monitoração visual;

A integração possibilita que sistemas distintos trabalhem de forma conjunta e otimizada. Por exemplo, a integração do Sistema de Automação Predial ao Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio permite que na ocorrência de um evento, os sistemas de ventilação de pressurização de escada sejam acionados automaticamente e o ar-condicionado desligado. Todos esses aspectos e características garantem que a sua planta terá mais conforto, eficiência, segurança e economia. Independente do segmento de mercado, nós oferecemos soluções sob medida.

alt

Quais aplicações?

  • Elevadores: amplo controle e gerenciamento do sistema de elevador, garantindo maior segurança aos usuários.
  • Ar-condicionado: gerencia todo sistema de ar-condicionado proporcionando maior conforto e economia de energia.
  • Controle e Monitoramento de equipamentos: gerador, insufladores, exaustores.
  • Controle e Monitoramento de sistemas de Uso e Reuso de Águas: bombas, filtros, telhados verdes, estação de tratamento de esgoto, poços.
  • Menor consumo de energia: controle de iluminação, dimerização, controle crepuscular, sensores de utilidade para gerenciamento de energia otimizando os custos.
  • Sistemas de Recarga para Veículos Elétricos.
  • Controle e Monitoramento de MicroGeração de Energia Renovável, como solar.
  • Sistema de Detecção e Combate a Incêndio: utilizando sistemas digitais endereçáveis atendendo normas nacionais e internacionais, e aliados a detecções eficientes e sistema de combate automático a incêndio, proporcionam segurança para a edificação e principalmente aos usuários.
  • CFTV – Monitoramento por Imagem: com projetos personalizados ao tipo e uso da edificação, garante-se imagens de alta definição, integrado aos sistemas de automação.
  • Controle de Acesso: controle de acesso de veículos e pessoas, com acesso por biometria, proximidade, catracas, cadastramento e reconhecimento fácil/irís.

Veja abaixo o que a automação predial pode fazer em um hotel:

O que é necessário para implementar?

Atualmente, muitas das tecnologias desenvolvidas para automação predial já estão incorporadas de fato aos novos projetos e essa demanda do mercado, gerou a necessidade de uma infraestrutura de cabeamento capaz de suportar as atuais e novas aplicações das telecomunicações e de automação predial, devendo ser capazes de permitir o funcionamento de todos os sistemas.
O fato é que para a implantação de um projeto integrado que atenda aos requisitos destes sistemas, é necessário um planejamento prévio, um bom projeto de automação e segurança, e que a execução do projeto seja feita por especialistas. Da mesma forma, é importante para a instalação,  os teste de todos os dispositivos. Um projeto de automação predial deve prever uma estrutura capaz de suportar todos os tipos de dispositivos de automação eletroeletrônicos (sensores, atuadores, etc.), equipamentos para voz, imagens e dados. Também deve incluir igualmente todos os serviços adicionais possíveis ao nível de automação para o bem estar dos usuários da edificação.
Com essa finalidade, os projetos de automação e segurança predial passaram a ter uma grande importância, para que seja adotada uma infraestrutura baseada em normas e técnicas de cabeamento estruturado e protocolos universais, como por exemplo o KNX, que possibilita ao sistemas a expansão e  conectividade com dispositivos de diversos fabricantes; sendo capaz de atender ao crescimento das exigências e novos serviços dos usuários da edificação, possibilitando ainda a atualização tecnológica dos dispositivos constituintes.
E para exemplificar um sistema de automação predial, conheça o Eurobusiness, que conta com estas tecnologias para tornar mais eficiente sua operação.
A automação predial passou a ser sinônimo para integração e uma tendência mundial na medida em que racionaliza o uso da energia, além de proporcionar conforto e segurança para os usuários de uma edificação. Trata-se de um mercado em crescente expansão, onde existem inúmeras aplicações e produtos para facilitar as atividades do dia-a-dia visando trazer mais conforto para seus usuários.
Da função mais simples a mais complexa existe um ou mais sistemas de automação e segurança que permitem que cada ponto de uma edificação seja controlado de modo inteligente, tanto individualmente quanto em conjunto com o restante do sistema. Por esse motivo as aplicações de automação predial permitem o conforto, praticidade, eficiência e segurança.

Leia também:
▶ A importância de um Projeto Integrado

Acompanhe nossas redes sociais:
▶ Facebook: https://vseng.co/face-blog-eng
▶ Instagram: https://vseng.co/insta-blog-eng

Inscreva-se no canal do parceiro Vieira Santos:
▶ vseng.co/YouTube-VS

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 3 =