Seja um inovador, confira as dicas

Tempo de leitura: 2 minutos

A palavra inovar é a derivação do termo latino innovatio, que se refere a uma idéia, método ou objeto criados, com base em padrões anteriores, introduzindo-o em alguma atividade humana. A inovação, quando cria aumento de competitividade, torna-se fundamental no crescimento econômico da sociedade em que está inserida, podendo gerar economia de recursos, pois o objetivo normalmente é fazer mais, com menos.

Segundo um professor associado do Instituto Mauá de Tecnologia, em entrevista para o Jornal Estadão, “toda a formação do engenheiro é baseada no estudo das leis da natureza e no seguimento de procedimentos. Então, inovar pode ser uma atividade muito difícil e dolorosa para os engenheiros”. Ou seja, apesar de todos os esforços cada vez mais voltados ao desenvolvimento de métodos e ferramentas inovadores, ainda há certa resistência em criar uma ‘cultura inovadora’.

Porém, algumas instituições e empresas já vêm se tornando referência no assunto e podemos citar aqui algumas situações. Veja:

Certificação LEED

O LEED, ou Leadership in Energy and Environmental Design, possui o intuito de mudar a maneira como pensamos sobre como planejamos e construímos os edifícios e as comunidades. O LEED é a principal plataforma de certificação para “green buldings” ou edifícios verdes, certificando diariamente mais de 170 mil m², graças aos mais de 160 países que utilizam a Certificação para orientar estes projetos.

Soluções de automação

Atualmente, há soluções que automatizam e aumentam o conforto do usuário, hóspede e morador, dando opções incríveis. Veja o caso do hotel mais tecnológico do mundo, em Lisboa, onde a Schneider desenvolveu um sistema que reduziu o consumo de energia em 40%. Da Legrand, podemos citar a tecnologia, que revolucionou a automação residencial, deixando todos os ambientes da residência a apenas um clique e, no ambiente corporativo, tem o sistema de gerenciamento que dá mais qualidade de vida no trabalho.

Nas soluções sustentáveis temos como referência o ecotelhado, um sistema integrado do uso de água, que faz o tratamento de efluentes e pode ser adaptado a qualquer tipo de projeto. Temos também a energia fotovoltaica, queridinha do século, foco de pesado investimento para tornar sua produção cada vez mais atraente, sendo bem viável de instalar em quase todos os ambientes.

Outras soluções

Você também pode ver outras soluções que já abordamos aqui no blog, vale a pena a leitura, confira:

Otimize a organização do cabeamento, leia aqui.

Estações de carga de veículos elétricos na garagem, veja mais.

Novas tecnologias de segurança patrimonial, saiba mais.

Veja também nossos e-books

Tecnologias aplicadas ao ambiente corporativo

Infraestrutura para recarga de veículos elétricos

Acompanhe tudo em nossas redes sociais
▶ Facebook: https://goo.gl/DOoKqK
▶ Instagram: https://goo.gl/Ul6DYq
▶ Twitter: https://goo.gl/wjWa5k
▶ Linkedin: https://goo.gl/1MpKvD

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dois =