Smart Home – IoT em sua casa

Tempo de leitura: 2 minutos

A algum tempo escrevi um artigo sobre o boom do IoT, onde falava sobre os bilhões de aparelhos e coisas que estarão conectados até 2020, e isso engloba muitas coisas como roupascarrosequipamentos, e é claro as casas.

domótica muito falada nos anos anteriores é uma realidade hoje. Realidade esta que já se mostra ligada a área de engenharia civil (e outras) como “unha e carne”.

Mas o que é a domótica ou a Smart Home (ou Smart House)?

Ter o controle de sua casa de qualquer lugar do planeta, liga/desligar (comandar) o que quiser via internet ou bluetooth, conectar toda sua casa na internet e gerar relatório dos mais diversos tipos, como gastos de água, luz, gás. Tudo isso conectado e gerenciável ao seu alcance.

Muitos pensam que a realidade supracitada só existe para os mais ricos ou para as empresas e prédios de última geração, porém existem muitas formas de se produzir uma Smart Home de baixo custo com plataformas que ficam bem acessíveis à todos.

Em um outro artigo falei um pouco a plataforma Arduino, mas também há outras plataformas como Raspberry Pi (o famoso “computador de bolso”) e NodeMCU que possibilitam este desenvolvimento. Integrando estas plataformas em um único sistema com circuitos de relé e Triac’s (vale pesquisar sobre), além de algumas linhas de código conseguimos produzir um Smart Home de baixo custo e alto desempenho, bem nos modelos “Do It Yourself”.

Além disso, temos hoje a plataforma IBM Cloud que já possui um produto virtual de IoT que contém banco de dados NOSQLNode-Red e sistema de MQTT, para a integração e manipulação de dados das plataformas (além de infinitas outras ferramentas).

Combinando tudo isso aos circuitos de baixo custo, teremos uma infinidade de possibilidades de projetos para Smart Home.

Muitas novas empresas nascem neste ramo em nosso país e a grande parte das construtoras e engenheiros já pretendem iniciar novos projetos automatizados. Mas, nada impede de se construir um projeto deste depois de já ter sua casa montada.

Sendo assim, possuímos um grande mercado crescente que irá permear por alguns anos à frente e que há espaço para muitos.

Está pensando em transformar sua casa, empresa ou escritório em Smart?

Se sim, dê uma pesquisada nas plataformas gratuitas, placas e componentes de baixo custo e produza toda a estrutura você mesmo (ou com algum grupo especialista).

Seja o Smart de 2018. Deixe a Internet of Things tomar conta de você e com você!

Espero que tenham gostado, seu feedback é a chave do nosso sucesso.

 

Artigo original: https://www.linkedin.com/pulse/estamos-preparados-para-o-boom-do-iot-icaro-ramos/

Leia também:
▶  O futuro dos carros elétricos

▶ Facebook: https://vseng.co/face-blog-eng
▶ Instagram: https://vseng.co/insta-blog-eng

Inscreva-se no canal do parceiro Vieira Santos:
▶ vseng.co/YouTube-VS

 

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 13 =