14-220217-aproveitamento-da-luz-natural-e-artificial

Aproveitamento da luz natural e artificial

A economia direta de energia elétrica em projetos luminotécnicos depende diretamente do aproveitamento da luz natural e da escolha do sistema de controle da iluminação artificial e natural.  A interação do usuário, uso do local e horários de funcionamento também devem ser avaliados para a escolha do melhor sistema de controle da iluminação artificial e natural para determinado ambiente.

Sistemas de controle da iluminação artificial em resposta à luz natural são sistemas de ação automática que controlam o sistema de iluminação artificial em função da luz natural disponível no ambiente. Tal sistema de controle deve manter a iluminância de projeto em qualquer circunstância, todo o tempo, em toda a área de trabalho sem causar qualquer transtorno ao usuário, sendo preferencialmente imperceptível a ele. Porém, além de controlarmos a iluminação artificial através de dispositivos manuais, automáticos, devemos controlar a iluminação natural através de cortinas, brises e outras formas.

Aí é que entram os sistemas de automação para integrar e fazer funcionar em conjunto tanto a luz natural, quanto a artificial. Obtendo assim economia de energia e conforto aos usuários.

A automação vai fazer que em função da ocupação, horário e incidência de luz natural, as cortinas e luminárias se adequem ao nível ideal de luminosidade, fazendo a atuação e controle, através de sensores de luminosidade e presença e programação horária.

Mas o nosso intuito hoje é deixar esta dica e apresentar sistemas de cortinas elétricas que podem ser integradas em sistemas de automação, para que se tenha um controle sobre toda a iluminação dos ambientes, seja ela natural ou artificial.

Inscreva-se em nosso canal:

https://goo.gl/S6z02M

Siga a Vieira Santos nas redes sociais:
▶ Facebook: https://goo.gl/DOoKqK
▶ Instagram: https://goo.gl/Ul6DYq
▶ Twitter: https://goo.gl/wjWa5k
▶ Linkedin: https://goo.gl/1MpKvD

Você também pode gostar de

Finder Talks

blogdosengenheiros

Finder Talks

marketing engenheiro

blogdosengenheiros

Marketing para Engenheiros: 4 dicas para o sucesso online e offline

LGPD

blogdosengenheiros

LGPD na Construção Civil: Tudo que você precisa saber!

Projetos em BIM - Vantagens e Desvantagens

blogdosengenheiros

Projetos em BIM: Vantagens e Desvantagens