Não importa qual o seu campo de atuação, o Marketing para Engenheiros chegou e deve ser usado como uma forma de alavancar a sua profissão.
Seja você voltado à Construção Civil, Automotiva, Elétrica, Mecânica, Controle ou Automação, as estratégias de comunicação devem estar presentes no dia a dia de um profissional ou empresa do setor.
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É claro que o digital hoje em dia ainda vem superando cada vez mais o offline. Todavia, jamais podemos esquecer daqueles clientes que não têm acesso às redes virtuais.
Sendo assim, todas as suas campanhas devem ter cunho tanto online como fora deste mundo conectado.
Partindo desta ideia, hoje vamos conversar um pouco sobre o Marketing para Engenheiros e como essas estratégias podem ajudar no sucesso tanto online como offline.
Pegue seu bloquinho de anotações, ou ainda as notas do celular, para escrever tudo o que for fundamental no seu ponto de vista.
Uma boa leitura para você!
O que é Marketing?
Antes de mais nada, precisamos entender sobre o que vamos falar durante este artigo. Sendo assim: o que é Marketing?
Essa palavra é oriunda do inglês, e tem sua vertente vinda de Market, que significa mercado. Desta forma, Neil Patel, uma das personalidades mais importantes deste setor, afirma que Marketing seria algo como: estudo de mercado.
Mesmo assim, garanto que você não se convenceu somente com tal afirmação. Desta forma, podemos dizer que hoje o Marketing é o que move o mundo. Sim, move mesmo.
Pense em qualquer coisa que precise ser divulgada. Um produto novo, uma nova construção, um serviço de uma empresa. Tudo isso precisa ser comunicado da melhor forma possível para que para que o seu negócio seja notado
Muitas vezes, atribuímos o Marketing apenas como a ferramenta responsável por atrair novos clientes e vender produtos. Contudo, ele também é um dos grandes responsáveis por criar uma identidade da marca e, consequentemente, colocá-la no topo do mercado.
Com o passar dos anos, o Marketing foi mudando, assim como o mundo. Dessa forma, diversas modalidades e aplicabilidades nesse setor se moldaram também.
Por exemplo, hoje, um dos pontos principais é o Marketing Digital e as ações voltadas para o mundo virtual.
Entretanto, antes de falarmos do mundo online, vamos entender alguns conceitos bastante ligados ao Marketing.
Marketing Direto
Trazendo exemplos mais claros, o Marketing Direto é o que antigamente faziam as malas diretas, telemarketing e televendas. Hoje, podemos trazer como um bom case os e-mails marketing.
Todavia, seu uso é bastante ligado a possíveis clientes que já estejam interessados em algum produto ou serviço de uma empresa. Sendo assim, ele já deixou seu contato em algum local esperando um retorno.
Marketing Digital
São todas as ações de publicação e divulgação de uma empresa ou marca por meio de canais digitais. Os sites, as redes sociais e um blog são bons exemplos desse serviço.
Tendo em vista que as pessoas pesquisam todas as suas dores/problemas na internet, fazer o bom uso dessas ferramentas é essencial para que uma empresa seja lembrada.
Marketing de Conteúdo
Bastante ligado ao Marketing Digital, o de Conteúdo consiste em identificar o que cada público precisa e, dessa forma, criar materiais que sejam atrativos para essas pessoas.
No entanto, tudo isso deve ser feito com qualidade e relevância, algo que seja realmente importante para todos que forem consumir esse conteúdo.
Marketing Pessoal
Nos dias de hoje, muitas pessoas são contratadas para divulgar uma marca, produto ou serviço, para isso, elas precisam cuidar muito de si e de seus perfis. E, essa é uma tarefa para o Marketing Pessoal.
As grandes celebridades, atores, e os chamados digital influencers são os principais “astros” desse novo mundo virtual. Muito do que é consumido atualmente faz parte deles.
Marketing de Relacionamento
O Marketing de Relacionamento tem diversos propósitos. Dentre eles, podemos destacar a fidelização de uma marca no mercado e, consequentemente, dos clientes dela.
Além disso, esse mecanismo tem como ideia ser multicanais, ou seja, se comunicar por diversas Redes Sociais, E-mail, entre outras ferramentas. Como seu próprio nome já diz, é manter uma boa relação com o seu público.
Marketing para Engenheiros: por que é tão importante?
Primeiramente, pense que você montou uma empresa com os melhores profissionais do mercado, ou ainda que fez graduação, pós-graduação, mestrado e até doutorado em qualquer área da Engenharia. Porém, ninguém lhe contrata para serviço algum.
Você sabe que é bom, sabe que tem o conhecimento necessário para executar os trabalhos, seja qual for seu segmento de atuação dentro desta área.
Sabe como tudo isso pode mudar?
Com o Marketing.
Seja de forma online, com um site bem atrativo e um blog atual, ou, ainda, com o networking offline. Até mesmo os cartões de visitas, um outdoor, entre outras atividades que não são do mundo virtual farão com que você ou sua empresa cresça e ganhe mais nome no mercado.
Ainda assim, você precisa se manter atualizado, afinal, lidar com os mais diversos públicos de clientes será uma tarefa um tanto quanto delicada. Um dia pode vir alguém cheio de ideias e que facilitará o seu trabalho, no outro, será necessário colocar todo o conhecimento adquirido para fazer valer o investimento daquele cliente.
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Entrando um pouco no mundo digital, todo mundo quer ser lembrado por lá, não é mesmo?! Sendo assim, é muito importante ter traçado e mapeado quem é o seu público alvo, afinal é nele que você, engenheiro, precisará focar.
Fazer Marketing para Engenheiros não é uma tarefa simples, na verdade, para nenhuma área do mercado é. Em contrapartida, é necessário estar presente nos mais variados canais.
Lembra daquele ditado: “quem não é visto não é lembrado”? Então, para esse setor faz muito sentido. E, assim, voltamos para a reflexão inicial, você sabe o que tem que fazer, mas ninguém lhe contrata: é hora do marketing.
Dicas para o sucesso online e offline
Agora, chegamos em um ponto bastante importante sobre o Marketing para Engenheiros, as dicas que farão com que seu negócio cresça e seja lembrado pelas pessoas.
Todavia, antes de mais iniciarmos, precisamos deixar claro que são dicas e, o que serve para um profissional, pode não ser tão bom para outro.
Da mesma forma, no Marketing muito deve ser testado para que bons frutos sejam colhidos.
Sem mais delongas, vamos para a nossa lista.
#1: Marque presença nas Redes Sociais
Sim, já faz um bom tempo que as Redes Sociais são um dos principais canais de comunicação entre empresas/profissionais e clientes.
Por esse motivo, é muito importante que você, engenheiro, esteja presente nelas. Uma conta no Instagram, Facebook e Twitter tende a ser bastante benéfica do ponto de vista da agilidade na troca de informações e retornos.
Pense que você publicou uma foto de um baita projeto no Instagram, uma pessoa curtiu e quer fazer um orçamento com você, ali já entra um novo possível cliente.
Dessa forma, as Redes Sociais são muito importantes.
#2: Faça um portfólio
Ter em mãos todos os seus cases de sucesso é a principal forma de você provar que está pronto para aquele serviço em que o possível cliente ainda tem uma pulga atrás da orelha.
Além de publicar os seus materiais nas Redes, tenha eles impressos, pense que um dia uma reunião pode ser um local no qual a internet não está muito boa, ou que ainda houve uma queda de sinal ou de luz.
Tendo em mãos o seu portfólio, além de mostrar o que sabe fazer, é um ponto a mais no quesito profissionalismo. Certamente você tirará aquela pulga de antes.
#3: Tenha um site e invista nele
Foi-se o tempo em que ter um site era apenas uma mera formalidade para dizer que você ou sua empresa de engenharia estão no mundo virtual.
Hoje, ele é mais do que um cartão de visitas online, ele é o seu grande gerador de receitas. Porém, engana-se quem pensa que é só simplesmente colocar ele no ar.
Você precisará investir em profissionalismo, em tornar o seu site responsivo e mostrar que sim, ele é um bom local para tirar dúvidas.
E, falando em dúvidas, não esqueça de ter um blog nesse site, afinal, por meio dele será possível mostrar que você ou sua empresa são autoridades naquele assunto.
#4: Invista em Publicidade
Alguns meios de comunicação tradicionais ainda seguem sendo boas ferramentas para divulgação de uma marca.
Dentre eles, destacamos o rádio e o outdoor.
O primeiro, pela facilidade de encontrar novos clientes, afinal, muitas pessoas acabam escutando informações por este veículo de comunicação ao se deslocarem de carro para outro local.
Já o segundo, o impacto visual quando bem feito pode ser um ponto bastante atrativo, ainda mais no Marketing para Engenheiros.
Conclusão
Trabalhar e fazer a divulgação de uma empresa e marca, ou ainda de uma pessoa, é uma tarefa um tanto quanto complicada. No entanto, as pessoas já têm se conscientizado cada vez mais sobre a importância disso.
O Marketing para Engenheiros tem tudo para crescer cada vez mais nos próximos anos. Seja para um profissional específico, ou ainda para a sua construtora, quando bem feito, não tem erro, o sucesso é certo.
Todavia, os resultados podem demorar um pouco. Mas, a chave para o sucesso é não desistir e ter muita perseverança, afinal, nada é do dia para a noite.