telhados verdes

Telhados Verdes, uma boa opção?

Muitos tem ouvido falar em sustentabilidade, em edifícios verdes, edifícios saudáveis, edifícios com certificação LEED, e sempre quando se fala nesses “tipos” de edifícios, ouvimos falar sobre telhados verdes, ecotelhados, mas o que é isso? É uma boa opção? Pode ser aplicado em qualquer edificação? Quais as vantagens e desvantagens? E nesse artigo iremos fazer um breve resumo sobre telhados verdes.

O que é um Telhado Verde?

Telhados verdes são soluções arquitetônicas que consistem no uso da cobertura de uma edificação para contribuir com o meio ambiente, seja através da produção de energia fotovoltaica, armazenamento de água laminar (ecotelhado), ou na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável, podendo ser uma laje impermeabilizada ou mesmo um telhado convencional, que é o tipo de telhado verde, que iremos abordar aqui, o com uso de vegetação e retenção de água de chuva.

Jardins na cobertura do Ed Rockefeller Center em Nova Iorque

Quais os benefícios dos Telhados Verdes?

A solução agrega conforto térmico e acústico, o que minimiza gastos energéticos com aquecimento e refrigeração, constituindo se numa solução para a economia de energia. É uma solução estética, pois tem o intuito de valorizar uma área que, normalmente, é subutilizada, fazendo que a laje/cobertura de uma edificação se transforme em um jardim suspenso, de uso comum ou, ainda, para outros usos, como um ambiente para recreação infantil.

Além dos aspectos apresentados acima, é uma alternativa viável para contribuir com a paisagem da cidade, amenizando a poluição, através da filtragem do ar realizada pelas plantas, e as enchentes, já que a vegetação tem a capacidade de retardar a drenagem pluvial, reduzindo o impacto da água da chuva nas redes pluviais das cidades.

Portanto, é uma tecnologia sustentável. Esse é o efeito obtido nos chamados microclimas urbanos, e atuam fortemente na diminuição do stress causado pelo excesso de concreto. E  contribuem ainda para uma queda de temperatura nas ilhas de calor muito comuns nas áreas urbanas, devido ao calor armazenado nas edificações.

Integração dos telhados verdes com o ambiente urbano

Cuidados ao Aplicar o Telhado Verde?

Telhados verdes devem ser aplicados sobre superfícies impermeabilizadas e aptas a receber uma camada de substrato e ou módulos plantados. A estrutura deverá suportar cargas compatíveis com o projeto de telhado verde desejado, sendo em média 80 kg/m2( carga estática ) para plantas variadas, e de 150 kg /m2 para gramados, podendo variar conforme o projeto.

Deve se atentar para a inclinação, que deve ser entre 2% à 35%, ou até 75% com o travamento dos módulos; E considerar meio drenante a ser instalado abaixo dos módulos ou da camada de substrato, considerando bocais para escoamento da água de chuva, conforme ABNT/ NBR 10844; Sendo que retenção da água de chuva nos módulos é de 33 litros por m2.

O que Observar no Projeto do Telhado Verde?

Os projetos com telhados verdes são bastante flexíveis e podem contemplar todas as necessidades, ou seja, do cultivo de alimentos a áreas acessíveis, como jardins suspensos, até ao armazenamento de água com produção de energia fotovoltaica. No entanto, na definição do projeto,  é importante optar por plantas robustas e com pouca manutenção e consumo de água.

Na infraestrutura onde será implantando o telhado verde, deve-se ter atenção à impermeabilização da base, na utilização de produtos e mão de obra de qualidade, e seguir as diretrizes prevista na NBR15352 e NBR9952; e verificar as cargas aplicadas pelo telhado verde sobre a estrutura, conforme as plantas e uso que está sendo projetado.

Quanto Custa o Telhado Verde?

O telhado verde possui uma variação de preço entre R$100,00 a 150,00/m2 variando conforme a região e o tipo, e é um custo maior de implantação do que telhados convencionais ou lajes impermeabilizadas. Mas a vantagem é observada através do ciclo de vida completo do telhado verde, pois sua duração é em média o dobro do tempo da opção convencional, e apesar de exigir alguns cuidados periódicos, protege a laje concentrando e suportando as diferenças de temperatura e insolação.

Comparação por imagem térmica de edificações em Chigago, com e sem telhado verde

O telhado verde contribuiu com diversas pontuações , quando da certificação LEED da edificação, se tornando um forte aliado para a sustentabilidade da edificação, e para a saúde dos usuários da mesma.

Telhados Verdes, uma boa opção?

SIM e NÃO. Depende do ponto que estamos analisando!

SIM, porque o mesmo tem diversos benefícios como vimos até aqui.

NÃO, porque a energia empregada e as emissões para a fabricação do telhado verde só será revertida a longo prazo. Segundo um estudo recente realizado em Chicago, demonstrou um gasto de 40.000BTUs para instalação e fabricação das camadas plásticas de impermeabilização e proteção da estrutura, sendo que esse custo ambiental será revertido só após 40 anos, considerando que não sejam feitas trocas, apenas manutenções periódicas.

 

Prefeitura de Chicago

Cabe a todos nós profissionais e cidadãos cobrarmos de nossos governantes, políticas que incentivem a instalação de telhados verdes, pois com isso , conseguiremos maiores benefícios, além de reduzirmos os pontos negativos do mesmo.

  

E você , quando pretender instalar um telhado verde em sua edificação, consulte sempre empresa especializada, de forma a evitar problemas com a escolha das plantas e sua sobrevida depois de plantadas sobre o teto, bem como os cuidados necessários para ter um telhado sempre verde e saudável e que possa ser aproveitado ao máximo.

Leia também:
▶ Certificação Leed

Acompanhe nossas redes sociais:
▶ Facebook: https://vseng.co/face-blog-eng
▶ Instagram: https://vseng.co/insta-blog-eng

Inscreva-se no canal do parceiro Vieira Santos:
▶ vseng.co/YouTube-VS

 

Você também pode gostar de

Finder Talks

blogdosengenheiros

Finder Talks

marketing engenheiro

blogdosengenheiros

Marketing para Engenheiros: 4 dicas para o sucesso online e offline

LGPD

blogdosengenheiros

LGPD na Construção Civil: Tudo que você precisa saber!

Projetos em BIM - Vantagens e Desvantagens

blogdosengenheiros

Projetos em BIM: Vantagens e Desvantagens